• Vila Guilherme (11) 2179-2424
  • Santo Amaro (11) 2179-2121
  • Cambuci (11) 2179-0707
  • Vila Nova Conceição (11) 2179-2323
  • Ligamos para você
contato
  • IPVA 2018: tudo o que você precisa saber sobre esse imposto


    24/11/2017

    IPVA 2018: tudo o que você precisa saber sobre esse imposto

    Quem quer organizar as contas do início do ano já pode consultar o calendário para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), divulgado pelo governo de São Paulo no final de outubro. Se você é uma dessas pessoas que quer evitar surpresas e planejar o pagamento desse imposto, confira aqui no blog da Brasilwagen tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2018.

    Qual o valor do IPVA?

    O valor varia por estado. Em São Paulo, os valores venais dos veículos ainda não foram divulgados. Quando a informação for liberada, basta calcular conforme alíquota, que é de 4% para veículos de passeio com motor a gasolina ou flex. Já para veículos que utilizam álcool, eletricidade ou gás, a taxa é 3%. Picapes com cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Um automóvel flex que tem como valor venal R$ 40.000, por exemplo, terá que pagar R$ 1.600 de IPVA (40000 x 0,04).

    Quando pagar o IPVA?

    Os contribuintes podem escolher entre três formas de pagamento:

    • Cota única no mês de janeiro, que garante 3% de desconto.
    • Cota única em fevereiro, sem desconto.
    • Parcelar em três vezes (janeiro, fevereiro e março).

    Donos de automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos devem respeitar o calendário de vencimento pelo final da placa. Confira:

    Tabela IPVA 2018 São Paulo

    Onde e como pagar?

    Para fazer o pagamento, basta ir até uma agência bancária credenciada, como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú e Santander. Se for correntista, o pagamento pode ser realizado no caixa eletrônico ou pela internet. Quem não tem conta bancária pode levar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e pagar na boca do caixa.

    DPVAT

    O prêmio do seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral com a primeira parcela ou cota única. Para motos, vans, ônibus e micro-ônibus ainda é permitido o parcelamento do prêmio em três vezes, sendo que o valor é recolhido de acordo com o calendário de vencimento do IPVA.

    O que é feito com o valor do IPVA?

    O valor arrecadado com o imposto passa por uma dedução da parcela do Fundo de Manutenção e da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e depois é repartido meio a meio para o estado e município de domicílio ou residência do proprietário do veículo. A parte estadual integra o orçamento anual que é destinado à saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

    E o que acontece se o valor não for pago?

    O atraso no pagamento do IPVA em São Paulo faz com que o contribuinte esteja sujeito à multa de 0,33% por dia e juros com base na taxa Selic, até o limite de 20%. Isso pode variar de acordo com o estado. Para mais informações, busque o Detran.

    Isenções

    De acordo com o IBGE, no Brasil, 456 milhões de pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência. Esse número representa cerca de 25% da população. Apesar de muitas dessas pessoas não saberem, alguns estados concedem a isenção do IPVA a elas. No caso de São Paulo, deve ser feito um pedido de isenção do imposto, que está disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda, acompanhada da cópia da CNH, constando aptidão para dirigir veículo com adequações discriminadas no laudo médico, a nota fiscal referente às adequações realizadas e uma declaração de que a pessoa não tem outro carro adquirido com a isenção do imposto.

    Você já viu tudo o que precisa saber ou lembrar sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Agora é hora de se organizar! Fique atento à data correspondente ao final da placa do seu carro, anote no calendário e não esqueça desse compromisso que já está reservado para você no comecinho de 2018.