• Vila Guilherme (11) 2179-2424
  • Santo Amaro (11) 2179-2121
  • Cambuci (11) 2179-0707
  • Vila Nova Conceição (11) 2179-2323
  • Ligamos para você
contato
  • Como economizar combustível?


    12/01/2018

    Como economizar combustível?

    O preço médio da gasolina subiu 9,16% em 2017. Etanol e diesel também fecharam o ano com valores mais altos. Mas com as constantes altas no preço do combustível, como economizar nas saídas de carro e fazer com que esse gasto não pese tanto no orçamento? A Brasilwagen separou dicas fáceis de aplicar na rotina para ajudar você. São alguns segredos fáceis que vão fazer seu carro gastar menos combustível. Veja!

    Economizando combustível

    Seu carro pode consumir menos combustível com mudanças simples nos seus hábitos na hora de dirigir. São atitudes fáceis no dia a dia que vão fazer a diferença no seu bolso. Confira!

    - De olho na qualidade

    Parece óbvio, mas muita gente ainda não fica atento à procedência do combustível na hora de abastecer. Opte sempre por postos de confiança e, quando tiver que parar em um local desconhecido, não deixe de conferir se ele tem o selo da ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que regulamenta e assegura que o que você está colocando no tanque do seu carro não é adulterado. Combustíveis “batizados”, que muitas vezes levam água e querosene em sua composição para render um pouco mais, apesar de muitas vezes sair barato na hora de pagar, podem acabar saindo muito caro mais tarde, isso porque a gasolina e o etanol adulterados interferem na leitura do sistema de injeção eletrônica.

    - Fique atento à calibragem

    Pode parecer que é uma bobagem, mas calibragem dos pneus tem uma grande influência, sim, no consumo de combustível. A pressão é essencial para fazer seu automóvel rodar mais e gastar menos, já que, quando vazios, os pneus têm maior área de contato com o solo, aumentando o atrito com o solo. Mas não é por isso que você deve exagerar: pneus cheios demais podem acabar sobrecarregando a suspensão. Consulte o manual do proprietário e veja a pressão correta indicada. Inclua o hábito na rotina, fazendo isso quinzenalmente. E vale outra dica: sempre que possível, calibre com os pneus frios, ou seja, que tenham rodado menos de 3 quilômetros logo antes de você parar para essa tarefa. Com o aumento da temperatura, a pressão interna cresce e a calibragem acaba sendo comprometida.

    - Dê fim ao excesso de peso

    Sabe aquele monte de objetos que muita gente carrega no porta-malas só para “quando precisar” ou até mesmo nem lembra que estava lá? Pois é, sem eles, o consumo de combustível poderia ser reduzido. Carregar muito peso também aumenta o gasto, já que o motor tem que fazer mais força para se mover. Por isso, deixe em casa tudo aquilo que não for realmente necessário.

    - Ar-condicionado x consumo

    Mesmo sendo um alívio nos dias mais quentes, proporcionando muito mais conforto, o ar-condicionado pode contribuir em até 20% no consumo de combustível, já que é operado pelo motor. Use-o com moderação e, quando for necessário, faça isso da maneira correta, evitando ligar no máximo. E nunca ande vidros abertos se o ar estiver ligado!

    - E vidros abertos pode?

    Se o ar-condicionado ligado aumenta o consumo, será que é uma boa opção pegar a estrada com os vidros abertos? Saiba que não, já que o carro acaba tendo sua aerodinâmica prejudicada, principalmente quando está se andando acima de 80 km/h.

    - Abandone o costume de andar na banguela

    Aquele hábito de dirigir com o câmbio em ponto morto em descidas não ajuda a economizar combustível e ainda desgasta prematuramente os freios. Além de ser perigoso, já que o carro perde a tração quando não está com a marcha engatada, correndo o risco de escapar em uma curva.

    - Use os pedais com sabedoria

    Evite acelerar ou frear bruscamente sem necessidade. Dirigir de forma suave e tranquila evita que o motor, freios, suspensão e pneus tenham uma vida útil maior do que quando são exigidos quando não é realmente preciso. Troque as marchas no tempo certo, sem forçar o motor, tenha paciência e prudência ao volante. Além de muito mais seguro, isso também faz com que o consumo de combustível diminua.

    - Manutenção sempre em dia

    Não é novidade que a manutenção é importantíssima para manter seu carro sempre em dia. É como aquela visita ao médico para ver se a saúde vai bem. Nela, certamente os filtros e fluídos serão olhados. O nível do óleo, a troca do lubrificante no prazo estipulado pelo fabricante e a substituição do filtro são essenciais para fazer o motor durar mais tempo e, consequentemente, consumir menos combustível. Além disso, balanceamento e alinhamento também precisam ser feitos regularmente. Quando rodas e pneus estão com problemas, como desalinhamento ou desbalanceamento, passam a ter um atrito maior com o solo, desgastam de forma irregular, ficam sem estabilidade e ainda têm a durabilidade comprometida. Por isso, se perceber que o carro está puxando para o lado ou o volante passou a ter alguma vibração, não deixe de procurar uma oficina de confiança.

    Agora você já sabe como continuar pegando a estrada e, mesmo assim, economizar combustível. São dicas fáceis de serem incluídas no dia a dia e que vão trazer uma diferença grande nos gastos. Inclua na sua rotina e note a diferença! E, como você já aprendeu, para diminuir o consumo de combustível, o carro precisa estar bem cuidado e revisado. Se você tem um Volkswagen, venha até a Brasilwagen! Aqui, você encontra profissionais altamente capacitados para oferecer os melhores cuidados para seu automóvel e ainda conta com as vantagens do cartão fidelidade. Seu Volkswagen sempre em boas mãos! Acesse agora nosso site e agende on-line, com toda a praticidade e rapidez.